terça-feira , 12 dezembro 2017
Capa » Conhecimentos » Primeira Oficina Filosófica em São Paulo.

Primeira Oficina Filosófica em São Paulo.

oficinaSerá realizado no próximo dia 25/02 as 20 horas, a primeira Oficina Filosófica no Brasil, ocorrerá no espaço Alma Serena em São Paulo. Inspirado no trabalho de Tomas Magalhães Carneiro – Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde, também, concluiu uma pós-graduação em Filosofia Moderna e Contemporânea. Investigador no Instituto de Filosofia da FLUP colabora com vários grupos de investigação: grupo de Filosofia com Crianças e Jovens; dinamiza vários Cafés Filosóficos e Sessões de Filosofia Prática em espaços culturais da cidade do Porto.

Nos Cafés Filosóficos organizados por eles, em Portugal, Espanha e outros países da Europa e America Latina, onde tive o prazer de participar, utilizam o método do diálogo baseado no rigor socrático de investigação. Ambos são, também, os principais promotores do projeto de criação de oficinas de filosofia para crianças e adultos, organizadas em forma de encontros que promovem a discussão sobre qualquer tema, de forma tranquila e organizada, nos encontros são exercitados:

  • A comunicação leal entre os praticantes e o aconselhador deve ser feita por um filósofo treinado academicamente;
  • A importância do diálogo aberto e livre para deixar que a conversa flua;
  • A interpretação das palavras como ferramenta para a busca de explicações, permitindo ao assistido a autorreflexão e a auto explicação;
  • A admiração pela prática filosófica, para o exercício da liberdade de pensar, o próprio filosofar.

Os participantes não precisam ter conhecimentos sobre a Filosofia para participarem, alias, nesses encontros, o que menos importa é a erudição filosófica, dessa forma, somos livres para expressar nosso pensamento sem medo de nos sentirmos menos importantes.

Venha participar e conheça a metodologia que poderá lhe ajudar a pensar melhor!

almaEspaço Alma Serena (máximo 15 pessoas)
Data: 25/02
Horário: 20 Horas
Endereço: Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 2050 – CJ 56
São Paulo – SP – Fone: 3287-2786

Renato Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE