terça-feira , 12 dezembro 2017
Capa » Mídias » Uma Web menos Anônima

Uma Web menos Anônima

A historia da Internet (WEB) começa no período da Guerra Fria, após o lançamento do primeiro satélite soviético (Sputnik – 1957), os americanos iniciam uma corrida para obter novamente a liderança tecnológica.

Após algum tempo, os americanos, também, lançaram os seus satélites e a necessidade de coletar as informações, gerou a necessidade de criar redes de computadores mais robustas e estáveis, garantindo segurança para evitar que chegassem aos soviéticos.

A invenção da Internet só veio em 1990, criada por profissionais do CERN (em francês: Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), inicialmente, servia somente para os aos cientistas trocarem dados.

A Web, por conceito, nasceu para servir dados, independente, da presença do individuo por trás da informação, a tecnologia possibilitava a administração desses dados abertamente, pois eram restritos e só conhecidos por profissionais técnicos.

Nesse contexto, a identificação da pessoa por trás da maquina era desnecessária, pois a troca de informações era basicamente entre sistemas de informação. Com o crescimento de tecnologias de apoio e a criação de protocolos de segurança, a Internet se expande, primeiramente, com a disponibilidade de conteúdo, levando as pessoas comuns a publicarem conteúdos diversos.

Atualmente, a Web transformou-se numa mídia interativa, com possibilidades de trocarmos informações entre grupos de interesses comuns e permitindo que internauta interaja com os conteúdos publicados, ou seja, ele consegue criar, aprender e ensinar através da Web.

Com essa procura por sistemas interativos, empresas como a Google, Yahoo, Facebook e outras mais, criaram seus sistemas de iteração entre internautas e disponibilizaram ferramentas para facilitar o processo de comunicação. Ferramentas para fazer nos lembrar de aniversários, agendar eventos, fazer compras sem siar de casa, proporcionar a conversa em tempo real, etc., faz com que vários usuários saiam cada vez do anonimato.

A Web mais transparente permitiu que outras áreas de atuação, tais como a educação, a utilize-a para interagir com seus clientes de forma clara e mais confiável.

Assim como muitos decidiram “aparecer” na WEB, outras ainda preferem criar personagens virtuais e continuar no anonimato, ainda levará algum tempo para as pessoas saberem realmente, para que serve a Internet.

Por Renato Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE