quarta-feira , 13 dezembro 2017
Capa » Curiosidades » A Batalha de Don Tomasino
A Batalha de Don Tomasino

A Batalha de Don Tomasino

Neste carnaval, resolvi viajar para um lugar distante, longe das multidões e do burburinho das grandes cidades, daí me lembrei do forte de Don Tomasino, localizado no centro da América do Sul, mais precisamente na Chapada dos Guimarães, próximo a Cuiabá, então decidi ir para lá!

Alguns me perguntaram, mas Don Tomasino existe!

Eu respondo – Claro que existe. É que muitos o confundem com o Don Tommasino Lionele, personagem fictício da série O Poderoso Chefão de livros e filmes. O que eu conheço é real, de carne e osso, como dizem os outros! Habita na Chapada e região de Cuiabá.

Vou contar para vocês uma das aventuras vividas na Chapada em companhia de Don Tomasino.

Como sempre, fomos muito bem recebidos por ele e por sua comitiva, formada pela esposa, filhos, noras, netos e amigos, que alias, nos deixaram extremamente a vontade, alojando-nos em um dos quartos e dispostos a nos mostrar a sua residência e a cidade.

Durante nossa estadia, numa das incursões pela cidade, misturados com a multidão que aguardava a passagem da comitiva do Bode do Caruá, motivo de muito alvoroço e alegria na cidade, pois todos estavam imbuídos com o mesmo propósito, divertirem-se!

O lugar é de muita tranquilidade, as pessoas caminhavam, bebiam, comiam e conversavam com muita naturalidade, enquanto esperavam o Bode passar.

No meio da multidão, estavam 02 “inimigos” de Don Tomasino, pequenos, franzinos, mas ardilosos e cheios de desejos de vingança contra ele.

Gabriel era o mais insistente e desafiador, sem temer Don Tomasino, começou a provocá-lo, enquanto o outro, Pedro o espreitava aguardando a oportunidade de atacá-lo.

Ambos estavam armados e foi Gabriel quem desafiou Don Tomasino primeiro, desferindo um golpe potente. Iniciou-se a mais cruel batalha que eu havia presenciado. Nem é preciso descrever a reação de Tomasino, já que ele precisa de muito pouco para se engalfinhar com aqueles que o desafiam, além disso, eles o perseguiam há tempos.

Sem titubear, Don Tomasino parecia pronto para a guerra, sem demonstrar medo, vestido com seu traje militar de gala e “capacete” Panamá, esperou que seus “inimigos” o atacassem.

Após alguns minutos de batalha, Don Tomasino, mesmo desarmado, conseguiu tomar as armas dos inimigos e aplicou-lhes uma coça sem igual, ambos saíram correndo entre a multidão, clamando por ajuda contra as investidas de Don Tomasino.

Quando a munição acabou, ambos os lados estabeleceram uma trégua para encerrar a batalha, pois estavam feridos e cansados. Os 2 “inimigos”, Gabriel e Pedro, renderam-se diante da força e a garra de Don Tomasino, que mesmo ferido, principalmente em seu rosto, lutou até o fim.

A batalha da Praça Central da Chapada, como ficou conhecida, acabou com a vitória de Don Tomasino, pois a munição do inimigo acabou, mas, outras batalhas foram travadas enquanto permanecemos na Chapada, mas essas são outras histórias.

Por Renato Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE