terça-feira , 12 dezembro 2017
Capa » Historia das Religiões » O que é o Candomblé?

O que é o Candomblé?

candomble“Candomblé é uma Religião primitiva com hábitos primitivos.”

 Orixás 

A palavra ORIXÁ tem origem na língua Ioruba, significa protetor de cabeça.

Ori = cabeça, e Xá = protetor.

 Todo ser humano tem um orixá e o orixa nada mais e que a forca da natureza, e o protetor da pessoa durante a vida. A energia de um orixá é a folha, o vento, o ar, a água, a terra e o fogo, todo ser humano possui esta essência.

 Quando se diz que a pessoa tem que cuidar de seu próprio orixa, quer dizer que ela tem que cuidar da sua fonte de energia e equilibrar os elementos citados anteriormente.

 As pessoas costumam relacionar os orixás aos santos de igreja católica devido ao sincretismo religioso, pois os escravos não podiam saudar seus orixás nas senzalas e relacionaram a historia dos santos católicos as dos orixás para disfarçar sua Fé. Mas na verdade, os orixás existem ha muito mais tempo que o cristianismo. Todo o sincretismo aconteceu devido à repressão às religiões africanas feita pela igreja católica no Brasil.

“A minha missão é transformar a energia. Transformar o negativo em positivo”.

 ODU

 A visão do candomblé sobre a personalidade do ser humano possui o nome de ODÚ, que significa destino.

Para avaliar as condições energéticas do indivíduo que está consultando os búzios, é necessário realizar alguns cálculos que dirão em qual padrão a pessoa se encontra.

Os búzios são lidos pelo mestre como números, e calculados seguindo o seguinte exemplo:

 Se a pessoa nasceu em 19 de Julho de 1983.

 Soma-se 1 + 9 + 7 + 1 + 9 + 8 + 3 = 11.

 11 é o número que representa o ODÚ ÒWÁRÍN da pessoa.

 Para entender melhor, some os números de seu nascimento e verifique o número final relativo à tabela abaixo:

 1 – ÒKÀNRÀN

Lado positivo: São pessoas batalhadoras, tem a capacidade de iniciar e concluir projetos e o poder da liderança, a faculdade da inteligência, a fácil compreensão dos problemas dos outros e de dar ponderados conselhos.

Saúde tendência a problemas neurológicos, excesso de nervosismo.

Lado Negativo: Depravação, corrupção, pessoas que tem a arte de inspirar confiança e dela abusar.

 2 – ÉJÌÒKÒ

Lado positivo: são geniosos e exigentes. Impõem a sua vontade, por isso também adquirem muitos inimigos. São alegres e felizes, porém quando nada lhes sai a contento, tornam-se sofredores. Possuem muito bom coração. São corajosos, lutam pelos os seus desejos.

Saúde: tendência a problemas de articulações.

Lado Negativo: Pessoas violentas, briguentas, furiosas, vingativas.

 3 – ËTÀÒGÙNDÁ

Lado Positivo: são pessoas alegres, criativas, que são capazes de se sentirem satisfeitas quando a vida lhes corre tranqüila. Podem atrair situações materiais invejáveis.

Saúde: tendência para abscessos, furúnculo, Câncer de pele.

Lado Negativo: Ranzinza, tagarela, rancorosas.

 4 – ÌRÒSÙN

Lado Positivo: são pessoas voluntariosas, fortes rigorosas, protetoras, trabalhadoras, infinitamente honestas, são devotadas, são maternais e serias.

Saúde:

Lado Negativo: Custam muito a perdoar, são teimosas, arrogantes, conseguem ter tudo, mas tem facilidade de perder tudo.

 5 – ÒSÉ

Lado Positivo: as pessoas deste Odú gostam de muito prazer; são pessoas bem influentes, charmosas, graciosas, elegantes, com paixão pelas jóias, perfumes, são símbolo de charme e da beleza, voluptuosas e sensuais, mas são reservadas, evitam chocar opinião publica.

Saúde: tendência a ter problemas de fertilidade, problemas de intestino, útero, fígado, vesícula, pâncreas, região da barriga.

Lado Negativo: São volúveis, pé fora do chão, excesso de liberdade, tendência a bruxismo, feitiçaria, iludir pessoas, pode se tornar manipuladores.

 6 – ÒBÀRÀ

Lado Positivo: São pessoas, espertas, rápidas, estão sempre alerta e em movimento, são pessoas cheias de iniciativa, e sempre às vias de novas descobertas. São justas e tendem a possuir bens, tem o senso da responsabilidade e dos cuidados para com a família, são generosas, hospitaleiras, amigas da ordem.

Saúde:

Lado Negativo: Excesso de ciúme, desconfiança em excesso nervosismo, brigões, excesso de apego por objetos materiais, vitimas de calunia, difamação inveja e feitiçaria.

 7 – ÒDÍ

Lado Positivo: São pessoas perfeccionistas, vêem alem dos outros, tem forte espiritualidade, tem o dom adivinhação, adoram decifrar mistérios, são pessoas de forte personalidade, costumam ser bem sucedidas na sua profissão.

Saúde: Seus pontos vulneráveis são os rins, a coluna e as pernas.

Lado negativo: Alto grau de violência, a indecisão as leva a não concluir muitos dos seus projetos, tendência à depressão, ao isolamento.

 8 – EJIONÍLE

Lado positivo: São pessoas valentes, corajosas ótimos administradores, pessoas decididas, desafiam qualquer perigo para defender alguém que ele goste.

Saúde: tendência a desenvolver problemas de origem respiratória.

Lado Negativo: Tendência a fofocas, falsidade, desonestidade, brigas e ciladas, sempre tem alguém querendo puxar o tapete.

 9 – ÒSÁ

Lado Positivo: São pessoas audaciosas, poderosas e autoritárias,

São líderes natas, mas seu autoritarismo lhes cria sérios problemas, inclusive conjugais. O instinto protetor e a religiosidade também as caracterizam. Seus pontos vulneráveis são os conflitos psicológicos.

Saúde: Perigo de aborto e hemorragias.

Lado Negativo:

10 – ÒFÚN

Lado Positivo: Pessoas inteligentes fiéis e honestas, capazes de dedicar atenção total ao seu amor. Têm amigos sinceros e elevada espiritualidade, são pessoas calmas dignas de confiança e muito reservadas.

Saúde: hipertensão, dores de cabeça.

Lado Negativo: Teimosos, rancorosos, vingativos.

11 – ÒWÓNRÍN

Lado Positivo: têm imaginação fértil, boa saúde e vida longa, mas as más influências e a falta de fé as levam a enfrentar dificuldades materiais e a só alcançar o sucesso depois de grandes sacrifícios, são pessoas guerreiras determinadas, não levam desaforo pra casa, são pessoas que se destacam sobre seus inimigos.

Saúde:

Lado negativo: são extremamente vingativos e defendem-se atacando, muito fácil de perder o controle, geralmente tem problemas com ancestralidade.

12 – EJÍLÀSEGBORA

Lado Positivo: São pessoas voluntariosas e energéticas, altivas e conscientes de sua importância. São pessoas que pode ser grandes senhores, corteses, mas que não toleram a menor contradição, e, nesses casos deixam-se possuir por crises de cólera, violentas e incontroláveis, são pessoas sensíveis ao charme do sexo oposto, são bondosas, justas e prestativas.

Saúde: Dor de cabeça, tendência à loucura e ao alcoolismo.

Lado Negativo: são pessoas arrogantes, injustas e prepotentes.

13 – EJÍOLOGBÓN

Lado Positivo: São pessoas que agem com calma, benevolência, são pessoas dignas, e gentis. São pessoas lentas no cumprimento dos seus deveres, dotadas de mão de cura, se destacam nos serviços médicos e de assistência psicológica e nas terapias alternativas.

Saúde: Seus pontos vulneráveis são o baço e o pâncreas.

Lado Negativo: Rancorosos, impacientes pessoas com alta capacidade de destruir seu próximo.

14 – ÌKA

Lado Positivo: São pessoas que desejam ser ricas, pessoas pacientes e perseverantes nos seus empreendimentos, que não medem sacrifício para atingir seus objetivos, não deixam de possuir generosidade. São muito ativas, estão sempre em movimento, são Pessoas Equilibradas.

Saúde: Seu ponto vulnerável são as articulações que podem lhes causar problemas de locomoção.

Lado negativo: Pessoas extremamente desconfiadas, traiçoeiras.

15 – OGBÈÒGÙNDÁ

Lado Positivo: Pessoas voluntariosas levam vida agitada, são batalhadoras, jamais recuam das batalhas, não tem muito jeito para se comunicar com as pessoas, chegam a ser duros e inflexíveis. Têm dificuldade em ser gentis e estabelecer um canal de comunicação afetiva com os outros; às vezes são brutos e rudes afastando as pessoas.

Saúde: Têm saúde frágil: estão sujeitas a problemas nos olhos, ouvidos e pernas e a distúrbios do sistema neurovegetativo.

Lado Negativo: São pessoas extremamente ciumentas, pessoas altamente agressivas, quando em desequilíbrio nasce um forte desejo de matar.

16 – ALAFÍA

Lado Positivo: Calmas, racionais e espiritualizadas, as pessoas com esse ODU têm domínio sobre suas paixões. São excelentes nas áreas de vendas e de artesanato, mas desistem facilmente dos seus projetos e perdem o interesse por aquilo que já conquistaram. São pessoas com êxito, sucesso e realizações.

Saúde: Estão sujeitas a problemas cardiovasculares, psíquicos e de visão.

Lado Negativo: são pessoas que sempre precisam de orientação espiritual, pois a aflição lhe é aparente.

Fonte:  Ricardo Ferreira dos Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE