segunda-feira , 20 agosto 2018
Capa » Curiosidades » Areias da Vida

Areias da Vida

“Areia do Saara, carregada pelo vento, estimula a produção de plâncton, colorindo a água de azul e verde.”

O vento que sopra para o oeste carrega a poeira das tempestades de areia do Saara ao oceano Atlântico, aportando até o Caribe. Repleto de nutrientes, o pó estimula a produção dos plânctons, visíveis nas águas como redemoinhos azul e verde.”

Está matéria foi atribuída a imagem do mês eleita pela revista FAPESP Online.

O interessante desse artigo, embora simples e curto, é que nos faz refletir sobre a contribuição do homem nas questões sustentáveis. Hoje, quando se fala em sustentabilidade, pensamos em produtos recicláveis, mas não é bem assim, imaginem se empresários, resolvem construir um Resort luxuoso nas areias dessa praia! Imaginou o desastre que seria causado nesse sistema? Simplesmente, a produção de plânctons cessaria ou diminuiria muito.

O plâncton é responsável por produzir quase a metade de todo oxigênio do Planeta e está na cadeia alimentar de muitas espécies marinhas, além disso, a maior concentração de plâncton está próxima as costas marítimas e se continuarmos a popular o mundo sem pensar na ocupação sustentável, estaremos fadados a sofrer por falta de alimentos e ou problemas respiratórios.

Acredito que precisamos resolver as questões econômicas e sociais de maneira mais ampla e, para isso, será necessário quebrarmos paradigmas que nos fazem pensar de forma retrograda sobre as questões simples que estão a nossa volta e que não conseguimos perceber.

Esses paradigmas estão em várias áreas de atuação, da economia a saúde, do ceticismo a fé, enfim, nos deparamos com um pensamento dualista onde só uma vale e quem acertar qual se sai melhor!

Precisamos mudar nossa forma de pensar!

Renato Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE